quarta-feira, 24 de março de 2010

Como introduzir o tema

1° TEMA Cultura africana

Atividade 1 “Africa e imaginário”

Justificativa
Como o tema é vasto e complexo, devemos escolher por onde começar. Sugerimos iniciar por um levantamento sobre as imagens retidas pelas crianças em tudo que se refere à África. A nossa experiência demonstra que as referências advêm em primeiro lugar da televisão, principalmente filmes, propagandas e desenhos animados. Em segundo lugar aparecem as revistas, gibis, jornais e outros materiais impressos. Duas imagens-sínteses são recorrentes; os animais selvagens e a miséria. Por isso, é necessário levantar o imaginário das crianças e oferecer outros materiais, através dos quais elas poderão confirmar ou não suas hipóteses sobre a realidade atual da África.

Objetivos

1 Levantar o imaginário das crianças em relação a África.
2 Estimular a curiosidade sobre a África;
3 Ensinar os rudimentos de interpretação visual tematizando a África;
4 Apresentar a diversidade dos ambientes naturais e culturais africanos;
5 Desmistificar a idéia da África selvagem e miserável;

Planejamento
1-Reproduzir e afixa dois mapas do continente africano em dois pontos da sala. Um mapa com o contorno (vazado), sem as divisões políticas e outro no qual apareçam todos os países. Não se esquecer de colocar também os países insulares; Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Madagascar e Ilhas Seychelles. Ambos podem ser feitos em papel pardo ou qualquer outro material, de forma que fiquem no tamanho ideal para receber as informações do imaginário das crianças e as refêrencias pesquisadas pelo (a) educador (a).
2- Disponibilizar materiais de apoio: tesouras, revistas, jornais, colas, giz de cera, lápis de cor, papéis, post-it, etc.
3- Fazer transparência e pequenas cópias impressas de 4 tipos de imagens, que contenham diferentes ambientes africanos. Nós sugerimos uma visita ao site da Casa das Africas. (www.casadasafricas.org.br) . Escolhemos o seguinte conjunto de imagens:
A- País: Africa do Sul, Cidade/Região: Cidade do Cabo, Jardim Público, Daniela Moreau, 2006.
B- Vista aérea da Bahia de Luanda- Angola;
C- Mercado local- Mali:
D- Parque Nacional do Seringuetti- Tanzânia,
4- Programar a utilização do retro-projetor.
Encaminhamentos
1- Apresentar o contorno do mapa do continente africano (sem as divisões políticas) e solicitar aos educandos (as) que observem o desenho. Fazer o segunite questionamento: Quando falamos ÁFRICA o que vem a mente?
2- Oferecer os materiais de apoio e pedir para que registrem suas idéias no mapa por meio de palavras, desenhos ou recortes.
3- Em seguida levantar com o grupo as imagens que aparecem com maior freqência. Problematizar junto as crianças, quais outras imagens correspondem a realidade dos países africanos. Aproveitar a oportunidade para esclarecer que a
4- Apresentar as imagens e questionar quais correspondem a Africa e por que? Identificar e descrever em texto coletivo os conteudos de cada uma das imagens (exemplo: Imagem A. Breve descrição:Crianças brincando no jardim público, meio urbano, pássaros, lago, etc).
5- Localizar no mapa politico as regiões as retratadas na imagens apresentadas pelo educador. Afixá-las no mapa.
6- Comparar as imagens e textos do mapa político com as do mapa vazado. Produzir um texto coletivo registrando esta comparação.

Sugestões de materiais de apoio

Revista Ciência Hoje das Crianças – Especial África – N° 168 / Maio de 2006

Almanaque Recreio. São Paulo, Ed. Abril, 2003, p.144-5.

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