quarta-feira, 14 de abril de 2010

África Fácil

Atividade 2 “África: Geografia e musicalidades”

Justificativa

A África é rica em diversidade musical e de instrumentos. Em todo continente há tambores de diversas formas, tamanhos e sonoridades, cordas, chocalhos e as marimbas e kalimbas, além de uma multiplicidade de música vocal. Alguns desses conhecimentos, técnicas e instrumentos foram trazidos pelos africanos para o Brasil e influenciaram decisivamente a cultura musical brasileira. Entretanto, nós pouco sabemos sobre isso.
Podemos aproveitar essas africanidades musicais como oportunidade para aprender e ensinar sobre a África e o Brasil africano. Acreditamos que mesmo sem conhecimentos técnicos sobre música, o educador pode se apropriar de materiais disponíveis para construir novas possibilidades educativas, trabalhando conteúdos que lhe sejam acessíveis.

Objetivos
 Trazer conteúdos musicais de origem africana para o processo de ensino aprendizagem;
 Trabalhar elementos da canção: letra, arranjo, identificação de instrumentos, familiarização com ritmo e melodia.
 Apurar a capacidade de atenção auditiva e interpretação sonora.
 Observar aspectos da poética e da rima na construção da letra.
 Ligar conteúdos da letra com aspectos da geografia físico-política do continente africano.

Planejamento.
1. Providencie o CD “Pé com Pé” (de Sandra Peres e Paulo Tatit), rádio com toca CD, marcador permanente para a transparência e programar o uso do retroprojetor;
2. Disponibilize papel e lápis preto e de cor aos alunos;
3. Prepare a transparência de imagens dos instrumentos musicais africanos (Djembê, Kalimba, Marimba ou Balafon que podem ser encontradas no site www.casadasafricas.org.br).
4. Faça cópias em preto e branco do mapa político do continente africano;
5. Afixe um mapa político da África Contemporânea na sala,

Encaminhamentos
1 O Professor deve ouvir a canção “África” (faixa 15), ler a letra (página 34 e 35 do encarte do CD) e identificar seus conteúdos;
2 Ouvir e cantar a canção com as crianças, solicitando que elas identifiquem os instrumentos utilizados no arranjo (a atividade não sreá prejudicada caso os alunos não consigam identificar todos os instrumentos);
3 Solicitar às crianças que transcrevam a letra da canção, dirigindo a audição, ouvindo pausadamente cada trecho;
4 Disponibilizar cópia da letra da música “África” para os alunos;
5 Comparar o texto transcrito com a letra original;
6 Localizar e pintar os países do continente africano presentes na letra .
7 Projetar e mostrar dois instrumentos africanos (Djembe e Balafon) por meio de imagens.

Sugestões de materiais de apoio

Livro Koumba e o Tambor Diambê – Madu Costa
Jeandot, Nicole – Explorando o universo da música. Série Pensamento e ação no magistério. São Paulo: Scipione, 1990.
www.casadasafricas.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário