sexta-feira, 16 de abril de 2010

Poemas reflexivos

PALAVRAS DE UM POETA AFRICANO

Meus caros irmãos,
Quando nasci era negro,
Agora cresci e sou negro,
Quando tomo Sol fico negro,
Quando estou com frio fico negro,
Quando estou doente fico negro,
Quando eu morrer ficarei negro,

E você homem branco,

Quando nasce é rosa,
Quando cresce fica branco,
Quando toma Sol fica vermelho,
Quando sente frio fica roxo,
Quando sente medo fica verde,
Quando morre fica cinza.

E ainda tem coragem de me chamar de homem de cor!

Autor desconhecido.


ZUMBI

Zumbi morreu na guerra
Eterno ele será
Rei justo e companheiro
Morreu pra libertar
Zumbi morreu na guerra
Eterno ele será
Se negro está lutando
Zumbi presente está
Herói cheio de glórias
Eterno ele será
À sombra da gameleira
A mais frondosa que há
Seus olhos hoje são lua,
Sol, estrelas a brilhar
Seus braços são troncos de árvores
Sua fala é vento é chuva
É trovão, é rio, é mar.


Solano Trindade (1908 – 1974)

Nenhum comentário:

Postar um comentário